Aumentar a qualidade dos serviços e manter uma conexão sólida com as necessidades do público-alvo são desafios constantes para as organizações. E com a transformação digital, esse cenário passou a ficar ainda mais evidente. Sem dúvida, isso tornou ainda mais próxima a relação entre Tecnologia da Informação (TI) e inovação.
Atualmente, o desenvolvimento de ideias para o lançamento de serviços somente pode sair do papel, na maioria dos casos, quando há um suporte de ponta no segmento de TI. Esse fator não envolve apenas a questão de contar com uma equipe capaz de criar softwares de acordo com as melhores práticas do mercado, mas também abrange uma infraestrutura tecnológica capaz de suportar a demanda.
Um bom exemplo de que TI e inovação podem encaminhar lado a lado envolveu a criação da plataforma Social ES, desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), em parceria com a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e o Banestes.
Essa plataforma é responsável por administrar as informações de benefícios concedidos pelo Governo do Estado, como o Cartão Reconstrução e o Vale Gás Capixaba. Além disso, mostra como a Tecnologia da Informação é uma ferramenta cada vez mais importante para promover a inclusão social de forma prática e inovadora.
Mas esse trabalho somente alcança os resultados previstos quando o cidadão acessa os serviços de maneira simples e com alto nível de disponibilidade. Nesse sentido, a TI tem como principais responsabilidades fornecer sistemas de fácil utilização e acessíveis de acordo com o perfil dos usuários.
Inegavelmente, um suporte tecnológico adequado é fundamental para as organizações satisfazerem as expectativas do público-alvo, conquistarem uma maior credibilidade e fortalecerem a imagem institucional.
Por outro lado, esses ganhos não são obtidos apenas por meio de sistemas e ferramentas tecnológicas diferenciadas. Também é preciso levar em consideração o fator humano. Além de profissionais habilitados tecnicamente, é crucial ter uma equipe motivada e disposta a trabalhar com foco na melhoria contínua.
Em virtude disso, as organizações devem ficar atentas às soft skills - habilidades interpessoais, comportamentais e socioemocionais dos empregados. Afinal, a Tecnologia da Informação precisa de talentos que tenham um olhar humano e inovador sobre as necessidades dos públicos interno e externo por mudanças.
E isso precisa ser levado em consideração, mesmo nos tempos de inteligência artificial. Seguindo essa premissa, o Prodest, a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APPES) estão atuando para expandir o uso do sistema E-Docs, responsável pela tramitação eletrônica de processos e documentos na administração pública no Estado.
Em abril de 2025, o E-Docs já está presente em 12 municípios capixabas. Com certeza, isso prova como a TI tem um papel imprescindível para promover a inovação. E todo esse trabalho em prol do aperfeiçoamento contínuo contribuiu para o Prodest configurar no ranking das 100 organizações mais inovadoras no uso da TI em 2024.
Essa lista faz parte do prêmio “As 100+ Inovadoras no Uso de TI””, realizado anualmente pelo IT Forum (principal ecossistema de tecnologia do Brasil). E consiste em um reconhecimento de como o Prodest está utilizando a TI para promover inovação na Administração Pública.