MBA no exterior: o que deve ser levado em conta

Cursar um MBA no exterior pode render diversos benefícios para sua vida pessoal e profissional. Você irá conviver com diversos profissionais de países diferentes, ampliar a rede de contatos e aprimorar as competências.

Você ainda irá aprender sobre novas culturas e adquirir habilidades importantes para o mercado de trabalho, como criatividade, flexibilidade, trabalho em equipe, comunicação, empatia e raciocínio lógico.

O MBA (Master in Business Administration) é uma especialização na área gerencial ou administrativa. Neste artigo, destacaremos fatores importantes para os que desejam fazer um MBA no exterior. Confira!

Tenha um plano

O primeiro passo é decidir se você realmente quer cursar um MBA e qual o motivo para essa escolha. Por ser um investimento alto é importante entender o que você busca com essa pós-graduação.

Deve fazer parte do seu planejamento a seleção do programa que combina com o seu perfil. Ao tomar essa decisão, é necessário levar em conta a rede de contatos que irá formar e a relevância desse networking para seus objetivos profissionais.

Outra medida é se preparar para atingir um bom resultado na boa prova de admissão. Faça um simulado para entender seu nível de conhecimento e elaborar uma estratégia de estudo. É possível encontrar material para estudos pela internet. Se for necessário, procure ajuda especializada.

Se você for chamado para uma entrevista, prepare-se bastante. Afinal, ela é uma parte muito importante do processo seletivo, porque demostra a capacidade de comunicação do candidato em língua estrangeira.

Conheça os tipos de cursos de MBA

Também faz parte do planejamento avaliar as opções de MBA disponíveis atualmente. Pensando nisso, apresentaremos as mais conhecidas para você. Acompanhe!

MBA Executivo (Executive MBA ou EMBA)

Voltado para gestores que desejam adquirir um diploma, sem atrapalhar ou dar uma pausa na carreira. É popular entre as empresas, que costumam pagar parte ou todo o custo do curso para seus funcionários.

Accelerated MBA

É muito parecido com as outras modalidades de MBA, a diferença é o tempo para se formar. O que levaria de dois a três anos para conclusão, no “MBA acelerado” seria entre três a quatro meses.

MBA duplo

Trata-se de um MBA ministrado junto com alguma outra pós-graduação. O objetivo é facilitar a aquisição de conhecimento do estudante e torná-lo mais apto a compreender as tendências do mercado de trabalho.

Saiba os requisitos de admissão em cursos de MBA no exterior

Os requisitos para fazer um curso de MBA no exterior variam de acordo com o curso e o país onde estudará. Poderão ser exigidos diversos itens, como experiência profissional, conclusão do curso superior e fluência em inglês.

O candidato pode fazer o exame TOEFL (Test of English as a Foreign Language) ou o IELTS (International English Language Testing System). Ambos são para avaliar o nível de conhecimento da língua inglesa.

Também podem ser exigido o exame GMAT (Graduate Management Admission Test). Essa avaliação é praticada nos Estados Unidas e verifica o conhecimento nas áreas de linguagem, matemática e pensamento analítico.

Inegavelmente, o MBA no exterior pode ser uma grande oportunidade para melhorar o seu currículo. Mas, ele sozinho não é capaz de garantir seu sucesso profissional. Isso porque é imprescindível ter foco em resultados para enfrentar novos desafios e bater metas.