Governo do Estado do Espírito Santo

Entrevista de emprego: saiba como se preparar

O mercado de trabalho exige muita atenção e planejamento para atingir bons resultados. Se você pretende se destacar em um processo seletivo, saiba que é fundamental se preparar para uma entrevista de emprego.

Não adianta ter um currículo maravilhoso, caso não tenha condições de convencer os recrutadores de que é uma excelente opção para empresa. Pensando nisso, mostraremos algumas ações que vão ajudá-lo a apresentar um bom comportamento e a impressionar positivamente os entrevistadores. Confira!

Tenha cuidado com a aparência

Mesmo que você seja uma pessoa muito articulada e comunicativa, saiba que uma roupa inadequada pode causar uma péssima impressão. As empresas desejam colaboradores que mostrem atenção com as regras.

Se você não estiver com uma roupa ideal para a entrevista de emprego, não será considerado apto a seguir as normas da companhia. Em outras palavras, poderá ser eliminado da seleção antes mesmo de interagir verbalmente com os recrutadores.

Use uma linguagem adequada

Procure mostrar tranquilidade e segurança ao responder as perguntas. Procure usar uma linguagem formal, sem gírias. É importante ter cuidado com os gestos e as expressões faciais. Evite movimentos bruscos e as famosas “caretas” quando os recrutadores conversarem com você.

Caso seja obrigado a relatar uma experiência ruim em um emprego anterior, mantenha a calma e explique a situação com transparência. Mostrar que superou um problema e que aprendeu com as dificuldades será positivo para a sua imagem.

Também esteja atento ao uso correto da língua portuguesa. Se você pronunciar palavras de forma equivocada, perderá pontos essenciais para conquistar a tão sonhada vaga. Faça uma simulação da entrevista de emprego, gravando um vídeo ou áudio. Assim, você pode ver como melhorar a sua comunicação verbal e corporal.

Ao fazer perguntas, procure demonstrar interesse sobre o ambiente de trabalho e recursos disponibilizados. Se questionar aspectos como o salário dos dirigentes por exemplo, vai causar uma impressão negativa.

Pesquise sobre a empresa

Uma ótima forma de impressionar na entrevista de emprego é provar que está bem informado sobre a companhia. A recomendação é destacar os projetos mais importantes realizados no momento e também dar sugestões sobre como a empresa pode melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Ao mostrar conhecimento e interesse sobre o funcionamento da organização, você indica que tem condições de se adaptar mais rapidamente à cultura institucional. Esse fator é levado em consideração pelos recrutadores na hora de escolher um candidato.

Tenha cuidado com as redes sociais

Muitas empresas avaliam a postura dos candidatos nas redes sociais. Esse procedimento é para verificar se eles adotam uma conduta compatível com a instituição. Por isso, evite, ao máximo, publicar conteúdos que possam gerar constrangimento para outras pessoas.

Se você inserir um post com informações negativas sobre um local onde trabalhou, tenha certeza de que dificilmente será contratado. Antes de ser entrevistado, avalie como se comporta nas mídias sociais. Isso vai aumentar as chances de causar uma boa impressão.

Não é simples conseguir um bom resultado em uma entrevista de emprego. Contudo, uma boa preparação vai ajudá-lo a superar a concorrência e a conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras