Entenda como elaborar e executar um planejamento estratégico

Uma organização precisa ter um direcionamento para alcançar objetivos e obter bons resultados. De que maneira isso é possível? Uma boa resposta para essa pergunta é elaborar um planejamento estratégico que tenha ações viáveis de serem concretizadas.

Independentemente do porte, é necessário que uma instituição saiba o que pretende realizar em médio e longo prazos. Um bom planejamento também contribui para acompanhar as principais tendências do mercado e compreender como a estratégia é cada vez mais importante para conquistar o público-alvo.

Para os que desejam fortalecer a imagem institucional, é interessante conferir as nossas dicas sobre como montar e colocar em prática um planejamento estratégico.

Definir as metas

Se uma organização pretende avançar, é crucial que estabeleça pontos importantes relacionados com a sua atuação, como: visão (como a instituição pretende ser vista futuramente), missão (o que deve oferecer ao público-alvo) e valores (aspectos que devem ser seguidos para oferecer bons serviços).

Também é importante definir metas que tenham as seguintes características:

Ser realista;

Possuir fácil mensuração;

Ter um foco específico;

E contribuir para o engajamento dos funcionários.

Analisar o contexto

Não adianta fazer um planejamento, caso a instituição não tenha uma análise da conjuntura atual. Por isso, a recomendação é elaborar a famosa matriz SWOT. No ambiente interno, ela aponta as forças e as fraquezas. Isso ajuda a estipular ações que melhorem o relacionamento entre os colaboradores e aumentem a produtividade.

No ambiente externo, contribui para identificar as oportunidades e as ameaças relacionadas com o desempenho. Quanto mais preparada uma organização estiver para enfrentar as mudanças, mais condições terá de inovar e de satisfazer as necessidades dos clientes.  

 

Formular planos de ação

Não adianta ter metas claras e viáveis de serem alcançadas, caso não sejam criados planos de ação. A medida deve indicar os procedimentos necessários para os colaboradores estarem cientes do papel que exercem para aperfeiçoar o desempenho organizacional.

Por isso, é muito importante que o planejamento estratégico seja amplamente divulgado na instituição. Também é recomendado que os funcionários possam acompanhar o andamento das ações pela intranet, onde devem ter dados sobre o percentual de cumprimento da meta de cada projeto.     

 

Monitorar, avaliar e corrigir

Ao monitorar as atividades do planejamento por meio de indicadores de desempenho, a organização terá possibilidades de avaliar os resultados, identificar eventuais erros e corrigi-los. É essencial que sejam feitas reuniões para analisar como os projetos estão sendo desenvolvidos. Essa iniciativa vai ajudar a aprimorar a performance e a encontrar soluções mais rápidas para os problemas.

Sem dúvida, o planejamento estratégico é um recurso primordial para uma instituição aperfeiçoar os serviços oferecidos e melhorar o ambiente de trabalho. Com colaboradores mais engajados, as metas serão alcançadas com mais facilidade. Além disso, a inovação e o desenvolvimento contínuo serão mais valorizados na organização. 

 

Referências:

https://endeavor.org.br/tudo-sobre/como-fazer-planejamento-estrategico/

https://rpnarede.wordpress.com/2011/04/18/os-cinco-passos-para-implantacao-do-planejamento-estrategico/

http://blog.luz.vc/como-fazer/etapas-do-plano-estrategico/

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard