Uma organização precisa ter um direcionamento para alcançar objetivos e obter bons resultados. De que maneira isso é possível? Uma boa resposta para essa pergunta é elaborar um planejamento estratégico que tenha ações viáveis de serem concretizadas.
Independentemente do porte, é necessário que uma instituição saiba o que pretende realizar em médio e longo prazos. Um bom planejamento também contribui para acompanhar as principais tendências do mercado e compreender como a estratégia é cada vez mais importante para conquistar o público-alvo.
Para os que desejam fortalecer a imagem institucional, é interessante conferir as nossas dicas sobre como montar e colocar em prática um planejamento estratégico.
Definir as metas
Se uma organização pretende avançar, é crucial que estabeleça pontos importantes relacionados com a sua atuação, como: visão (como a instituição pretende ser vista futuramente), missão (o que deve oferecer ao público-alvo) e valores (aspectos que devem ser seguidos para oferecer bons serviços).
Também é importante definir metas que tenham as seguintes características:
Ser realista;
Possuir fácil mensuração;
Ter um foco específico;
E contribuir para o engajamento dos funcionários.
Analisar o contexto
Não adianta fazer um planejamento, caso a instituição não tenha uma análise da conjuntura atual. Por isso, a recomendação é elaborar a famosa matriz SWOT. No ambiente interno, ela aponta as forças e as fraquezas. Isso ajuda a estipular ações que melhorem o relacionamento entre os colaboradores e aumentem a produtividade.
No ambiente externo, contribui para identificar as oportunidades e as ameaças relacionadas com o desempenho. Quanto mais preparada uma organização estiver para enfrentar as mudanças, mais condições terá de inovar e de satisfazer as necessidades dos clientes.
Formular planos de ação
Não adianta ter metas claras e viáveis de serem alcançadas, caso não sejam criados planos de ação. A medida deve indicar os procedimentos necessários para os colaboradores estarem cientes do papel que exercem para aperfeiçoar o desempenho organizacional.
Por isso, é muito importante que o planejamento estratégico seja amplamente divulgado na instituição. Também é recomendado que os funcionários possam acompanhar o andamento das ações pela intranet, onde devem ter dados sobre o percentual de cumprimento da meta de cada projeto.
Monitorar, avaliar e corrigir
Ao monitorar as atividades do planejamento por meio de indicadores de desempenho, a organização terá possibilidades de avaliar os resultados, identificar eventuais erros e corrigi-los. É essencial que sejam feitas reuniões para analisar como os projetos estão sendo desenvolvidos. Essa iniciativa vai ajudar a aprimorar a performance e a encontrar soluções mais rápidas para os problemas.
Sem dúvida, o planejamento estratégico é um recurso primordial para uma instituição aperfeiçoar os serviços oferecidos e melhorar o ambiente de trabalho. Com colaboradores mais engajados, as metas serão alcançadas com mais facilidade. Além disso, a inovação e o desenvolvimento contínuo serão mais valorizados na organização.
Referências:
https://endeavor.org.br/tudo-sobre/como-fazer-planejamento-estrategico/