Conheça 4 habilidades importantes para um profissional de TI

A área de TI cresce cada vez mais e exige dos profissionais diversas qualidades para acompanhar as mudanças e garantir um melhor desempenho nas organizações.

Neste artigo, você vai conhecer 4 habilidades importantes para não somente crescer na carreira de TI, mas para ser um profissional com uma performance acima da média. Confira:

1.Busque conhecimento técnico e intelectual

No setor de TI, a inovação surge constantemente. Por isso, os profissionais devem sempre estar se atualizando para implantar novas ideias no ambiente corporativo.

Devido a essa exigência, é necessário buscar competências e investir em conhecimento técnico e intelectual. Essa habilidade contribui para ampliar a visão dos novos recursos tecnológicos e aperfeiçoar os serviços de uma empresa.  

Treinamentos e workshops são excelentes alternativas para desenvolver novos conhecimentos que podem ser aproveitados no ambiente corporativo. 

2. Elabore trabalhos em equipe

Os projetos de TI costumam integrar diversas equipes e áreas de uma organização. Um exemplo disso ocorre durante o desenvolvimento de um sistema.  

A interação entre as gerências proporciona um ambiente mais positivo e produtivo. Isso contribui para que as tarefas sejam cumpridas com mais rapidez e eficiência, além de estimular o aprimoramento das habilidades de cada profissional.

Ser sociável e comunicativo com os colegas de trabalho é fundamental para qualquer profissão.

3. Desenvolva a capacidade de liderança

Ter alguém para conduzir uma equipe é uma grande vantagem. Por mais que os funcionários tenham autonomia para desenvolver diversas atividades, é necessário alguém com competência e experiência para acompanhar os trabalhos e minimizar os erros.

Quando um empregado aprimora a capacidade de liderança dentro de um grupo, conquista a confiança dos colegas. Isso possibilita motivar os outros colaboradores e deixá-los focados em trabalhar em busca dos mesmos objetivos.
 


4. Valorize a comunicação  
 
Se o profissional de TI não se comunicar de maneira eficiente, as atividades desenvolvidas se tornam mais complexas. Isso pode atingir negativamente a produtividade dos funcionários, a convivência entre setores e o fluxo das informações.

Por isso, é crucial desenvolver a habilidade de comunicação no dia a dia, contribuindo para o sucesso das organizações.

Para saber mais sobre os benefícios proporcionados por essa medida, leia este artigo: Como melhorar a comunicação proporciona benefícios para as organizações

Sem dúvida, os profissionais de TI que desenvolvem várias habilidades conseguem uma série de benefícios, como:

- trabalhar com mais disposição e motivação;

- garantir uma boa comunicação com os colegas de trabalho e os clientes;

- aumentar a produtividade;

- e melhorar as soluções desenvolvidas, agregando mais qualidade aos serviços.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard