Como usar o storytelling para fortalecer a imagem de uma organização

O storytelling é a capacidade de contar histórias por uma narrativa relevante, para compartilhar ideias, conhecimentos e demais interesses.

Essa prática não se restringe apenas aos roteiristas de cinema, escritores e jornalistas. Ela também pode ser adotada no mercado corporativo, com a intenção de construir e transformar a imagem de uma instituição.

Utilizar esse tipo de técnica faz com que ocorra uma aproximação maior entre os colaboradores e o propósito da empresa, gerando engajamento dos profissionais. Ela pode ser usada em apresentações de venda, ações do RH e em treinamentos internos.

Neste post, vamos dar algumas dicas para as organizações que desejam saber como usar o storytelling. Confira!

Não conte apenas histórias dos donos e fundadores da organização

Durante o dia a dia, muitas histórias acontecem no ambiente corporativo e podem envolver funcionários ou a relação dos clientes com o serviço prestado. Uma dica a ser seguida é contar narrativas sobre membros da equipe. Isso motiva os demais colaboradores, que passam a se sentir reconhecidos dentro da organização.

Saiba escolher onde contar essas histórias aos colaboradores

Diversas plataformas, como as redes sociais, são uma boa alternativa de divulgar conteúdos para a empresa com uma maior interação. Outra ideia interessante é pedir a contribuição dos colaboradores a darem dicas de histórias a serem contadas.

Construa uma boa narrativa

A partir do momento em que se trabalha com o storytelling internamente, uma boa história ou experiência pode ser descoberta em oportunidades externas. Logo, construir uma boa narrativa é fundamental para garantir resultados mais assertivos.

Produza as narrativas baseadas em fatos verdadeiros

As histórias precisam ser fundamentadas em momentos reais. Isso é necessário para que o leitor se sinta atraído em conhecer mais sobre a organização ou até mesmo fazer com que os funcionários, da própria empresa, se sintam parte da experiência narrada.

Sem dúvida, uma organização que sabe como usar o storytelling tem mais condições de construir uma boa imagem junto aos colaboradores e ao público externo.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard