CARREIRA EM TI: VEJA OS 7 PRIMEIROS PASSOS

O mercado de Tecnologia da Informação é um dos que mais cresce no mundo. Por isso, é necessário que o profissional aprofunde os conhecimentos e se qualifique bastante para evoluir e atingir bons resultados.

Neste artigo, apresentaremos sete dicas essenciais para você iniciar sua carreira em TI. Confira!

1.Defina seu objetivo

Que cargo pretende ocupar daqui a cinco anos? Qual a remuneração desejada em médio prazo? Em que empresa pretende trabalhar?  Tem interesse em montar o próprio negócio?

Ao responder essas perguntas, você definirá os seus objetivos e pensará em meios (faculdades, certificações, emprego, entre outros) para alcançá-los.

2.Escolha o curso certo

Depois de estabelecer os objetivos, é importante fazer um planejamento voltado para a carreira em TI. Além de gastar tempo, você precisará investir dinheiro. Então, é melhor avaliar qual o curso da área se encaixa melhor com as suas habilidades. Algumas das opções são:

- Sistemas da Informação;

- Ciência da Computação;

- Engenharia da Computação;

- Redes de Computadores;

- Análise e Desenvolvimento de Sistemas;

- Jogos Digitais;

- Segurança da Informação.

3.Vire um especialista

Independentemente de suas escolhas, estude para se tornar um especialista em um determinado assunto. O mercado está cheio de profissionais que sabem um pouco sobre vários segmentos. Por isso, tornar-se um expert é um diferencial.

Ao escolher uma área, mantenha o foco nela, estude todo o material que encontrar sobre o assunto, faça trabalhos que abordem os mais diferentes cenários e participe de cursos e graduações para dominar o tema. 

4.Nunca pare de buscar conhecimento

Está sempre surgindo uma nova tecnologia no mercado e não buscar conhecimento quer dizer ficar parado no tempo, desatualizado. Isso não é bom para ninguém, muito menos para um profissional do setor de TI.

Sempre busque se atualizar, seja por cursos online, workshops, palestras, certificações e MBAs. Toda forma de adquirir novos conhecimentos é válida.

5.Seja fluente em outra língua

Ser fluente em inglês abre portas no mercado de trabalho e eleva seu nível de conhecimento. Esse é um requisito obrigatório para a sua carreira em TI atingir um patamar diferenciado, porque possibilita acesso a conteúdos sobre as principais tendências de uma profissão.

Muitas empresas dão prioridade para quem fala inglês fluentemente. Caso domine outras línguas estrangeiras, as chances de contratação são ainda maiores.

6.Adquira experiências   

Ter conhecimento teórico é importante, mas a experiência no dia a dia de trabalho é fundamental. Busque novas oportunidades por meio de estágio, projetos ou trabalho fixo.

Você também pode optar por serviços voluntários. Tenha foco em colocar o que aprendeu em prática, porque é uma forma de expandir o networking (rede de contatos) e aumentar a empregabilidade.

7.Desenvolva as Soft Skills

As Soft Skills (tradução livre do inglês, habilidades interpessoais) são características não técnicas que o tornarão um profissional diferente dos demais. Não importa se você tenha um elevado conhecimento teórico e feito cursos nas melhores universidades do mundo, se você não gera resultados, não será reconhecido.

Por isso, é necessário aprimorar algumas Soft Skills, como:

- pensamento crítico;

- resolução de problemas;

- gestão de trabalho;

- trabalho em equipe;

- inteligência emocional;

- flexibilidade cognitiva;

- capacidade de aprender;

- comunicação.

A carreira em TI enfrenta constantes mudanças diferentemente de outras profissões. Apesar disso, você pode chegar a um lugar de destaque, caso adote os passos sugeridos com atenção.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard