Governo do Estado do Espírito Santo

As vantagens dos aplicativos para as organizações

Devido à facilidade de acesso aos smartphones e aos constantes avanços da tecnologia, as pessoas estão cada vez mais conectadas aos serviços mobile.

Essa tecnologia está se tornando um diferencial competitivo para as empresas. Ter apenas um site não é mais suficiente para interagir com o público-alvo. As empresas precisam estar nas redes sociais, nos blogs e também na palma da mão das pessoas.

É preciso marcar presença digital nos diferentes meios. Logo, para que uma organização tenha um diferencial no mercado é fundamental ter foco nas demandas atuais e aproveitar o potencial das plataformas móveis.

Seguir essa forte tendência dos serviços digitais traz uma série de vantagens para as instituições. Confira!

Aproximar o público a empresa

Hoje, as corporações estão expandindo as atividades para as tecnologias mobile, considerada uma nova tendência do mercado. Isso possibilita uma maior aproximação com o público.

Devido a isso, os aplicativos se tornam um diferencial relevante. Ao baixar um app de uma empresa, o cliente mostra que está identificado com os serviços oferecidos. 

 Valorizar a marca

Ter um aplicativo é sinônimo de atualização. A organização que deixa de se adaptar ao mundo mobile pode ficar desatualizada e perder prestígio no mercado.  

Portanto, oferecer serviços aos clientes, em plataformas móveis, é uma ótima opção para quem procura valorizar a marca de uma empresa.

Conquistar novos clientes

Hoje, o público quer ter acesso a serviços na palma da mão, pois está em busca de facilidade, soluções rápidas e comodidade. Diante disso, os aplicativos são uma ótima maneira de atrair novos clientes.

Vantagens dos aplicativos para o setor público

Conheça alguns benefícios proporcionados pelos aplicativos para a administração pública:

- melhorar e modernizar a prestação dos serviços;

- otimizar processos e tempo;

- fidelizar o público;

- e reduzir custos e consumo de recursos.

Seguindo a tendência de facilitar o acesso aos serviços, alguns órgãos públicos estão aderindo aos aplicativos para estarem mais próximos da população. Conheça alguns exemplos.

- ES na Palma da Mão

Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), o aplicativo conta com diversos serviços para o cidadão como Transcol Online, acesso ao Portal da Transparência, consulta aos pontos da CNH, entre outros. O app tem versões gratuitas para Android e iOS.

- Semarh Tempo Alagoas

O aplicativo, idealizado pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) e pelo Instituto de Tecnologia e Informática do Estado de Alagoas (Itec), permite facilitar o acesso à previsão do tempo em qualquer região do Estado.  

- MG app

Elaborado pela Prodemge (empresa pública de TI de Minas Gerais), o MG app reúne diversos serviços que podem ser acessados por smartphones, como segunda via da conta de luz e consulta à localização por mapa de delegacias de polícia, escolas e outras unidades de atendimento do Governo de Minas Gerais.

Com certeza, a administração pública e a iniciativa privada vão obter melhores resultados ao disponibilizarem serviços de qualidade ao público-alvo por meio de aplicativos para dispositivos móveis.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras